Dando continuidade à Rota das Desigualdades, as vereadoras da CDU na Câmara de Odivelas, Maria da Luz Nogueira e Natália Santos, estiveram, no dia 11, no Bairro do Menino de Deus e na Quinta das Lágrimas, na Pontinha.
Durante a visita ao Bairro Menino de Deus, observou-se que os edifícios e as casas, algumas adquiridas pelos moradores, outras arrendadas ao Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IRHU), estão num total estado de degradação. Naquelas que são arrendadas, «quando se manda uma carta a pedir para fazerem obras, estamos anos sem resposta», dizia, aos eleitos da CDU, uma moradora. Ou se se «pede para baixarem a renda, face à situação de desemprego de ambos os membros do casal, não se tem resposta. É um desânimo», acrescentou.
Para agravar a situação, as zonas envolventes da área habitacional, que em tempos foram jardins e espaços, são agora mato, onde se acumula lixo, que serve de abrigo a cobras e ratos. Relativamente aos transportes públicos, para se sair do Bairro e apanhar os autocarros, só indo a pé «ladeira acima» para apanhar os transportes em direcção à Pontinha, que vêm do Bairro Padre Cruz, ou «ladeira abaixo» para apanhar os que passam no Bairro de Santa Maria da Urmeira.
Já na Quinta das Lágrimas, à medida que se vai subindo a encosta vai-se encontrando mais e mais barracas. Um cenário típico de um país terceiro mundista.